sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Radicalmente missional


Mentiras que nos mantém longe do campo missionário – Duane Smets


Radicalmente missional


Quando olhamos para a vida e ministério de Jesus, existe uma constante da qual não podemos escapar – Jesus era constantemente e radicalmente missional.
Não importa qual Evangelho você leia (Mateus, Marcos, Lucas ou João), Jesus está sempre alcançando tanto rejeitados como religiosos,  os excluídos e aqueles que estavam “dentro”. Jesus tem amor por aqueles que quebram a lei (antinominianos) e por agueles que guardam a lei (nominianos).

Coisas que nos mantém longe do campo missionário


No entanto, apesar dessa característica evidente na vida de Jesus, que ele nos passa através de um mandamento permanente (Mateus 28:19-20), muitos de nós acha desafiador ter um estilo de vida missional como Jesus. Abaixo estão dez razões comuns que podem nos afastar da missão a qual Jesus nos chamou a realizar:
  1. Muito ocupado
  2. Suporte inadequado da comunidade.
  3. Incerteza de crenças
  4. Visão negativa de conversão
  5. Perda de tempo livre
  6. Falta de interesses comuns
  7. Medo de condenação
  8. Medo de corrupção
  9. O medo sobre o que dizer
  10. Perda do relacionamento
Nos posts seguintes, nós iremos a fundo em cada um desses pontos e a maneira de lutar contra essas tendências em nós. Por enquanto, ore para que Deus revele essas áreas as qual você está propenso e que ele também restaure seu coração para o caminho certo.

1. Muito ocupado


A maioria das pessoas vive extremamente ocupadas. Talvez nós de fato nos importemos com missões, mas parece uma coisa a mais a se fazer em uma lista, e para ser honesto, essa simplesmente pode não ser a prioridade máxima.
A chave para combater as coisas que concorrem por nosso tempo e atenção é ver a missão não como algo que nós fazemos, mas algo que somos. É uma questão de identidade. Se nós somos cristãos ligados com Jesus, então nos tornamos missionários que estão em uma missão. Quando olhamos para isso assim, existem diversas maneiras comuns que permite  estarmos no campo missionário até mesmo sendo extremamente ocupado. Veja esse post de Jonathan Dodson que mostra 8 maneiras simples de ser missional.

2. Suporte inadequado da comunidade


Às vezes nós nos tornamos tão apaixonados a cerca da missão de Jesus e tão imersos nisso que nos tornamos excessivamente missionais. É isso que acontece quando todas as pessoas com as quais você está convivendo e gastando tempo são não-cristãs. Você até aparece na igreja aos domingos, mas você está frequentemente compartilhando sua vida com pessoas que não conhecem Jesus.
Isso não é bom. Eu acredito que nos devemos alcançar aqueles que não conhecem Jesus e estão fora da comunidade Cristã. Se você não está em uma comunidade, discipulado e encontrar sua principal fonte de relacionamento em não-cristãos, então será inevitável que más companhias irão corromper você (1 Coríntios 15:33). Eu acredito que você deve ter mais amigos cristãos do que não-cristãos. Caso contrário, é provável que você vai ser superado e dominado por influências não-cristãs.

3. Incerteza de crenças


Muitas vezes, nos não falamos sobre o evangelho para as pessoas porque nós mesmos não temos certeza disso. Podemos não ter certeza do que acreditamos ou se é relevante ou aplicável as questões da vida que nossos amigos podem estar lidando. Tem três coisas que eu acho que podem ajudar:
  • Apologética: Apologética é a defesa da fé cristã. Se você nunca estudou apologética, você deveria. Cristianismo é o sistema de crença mais racional que existe no planeta e nos dá certeza de  pisar a planta de nossos pés para que possamos ter confiança na sua verdade.
  • Aplicação do Evangelho: As vezes podemos nos tornar convencidos que o Evangelho é verdadeiro, mas não vemos como isso afeta nossa vida cotidiana, de coisas  comuns como chegar em casa cansado e irritadiço do trabalho até coisas mais intensas como molestação sexual ou vício em pornografia. Quanto mais começarmos a trabalhar em aplicar o evangelho em todas as áreas da nossa vida, mais iremos ver como isso irá ajudar a vida daqueles que não conhecem Jesus.
  • Discipulado: Quando reconhecemos que temos dúvidas, incertezas ou que estamos simplesmente confusos sobre certas coisas, nós devemos procurar algum irmão crisão, irmã ou pastor e falar sobre essas coisas com eles. Deixar questões sem solução nunca irão nos ajudar e irão dificultar nossa habilidade de sermos missionais.
No post da semana que vem, iremos ver mais alguns pontos.
http://vivoporti-igrejaemmovimento.blogspot.com/2011/10/mentiras-que-nos-mantem-longe-do-campo.html?spref=fb
Do site

Tradução: William Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário