segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Amor - Love - Liebe ...



O eu te amo hoje em dia ficou banalizado, e isso é fácil saber, afinal todo mundo diz isso, mas ninguém para de dizer eu te amo sem que realmente ame. Ou seja, todo mundo diz eu te amo, mesmo sabendo que não ama. 

O amor é algo que você decide, e decidir amar não é fácil. Jurar amor, falar de amor, mentir que ama, isso é fácil. Veja o que diz em:
1 João 3: 18 
Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.
 Por isso amar é uma decisão, pois Deus quer que amemos não de palavra nem de boca , mas em ação e em verdade.
Exemplo: O casal no começo do relacionamento.
É um mel, mas quando os problemas começam a surgir, se você não decidiu amar aquela pessoa, então não vão se suportar.

O que é o verdadeiro amor?
1 Coríntios 13 
Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.

13.2   Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
13.3   E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
13.4   O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
13.5   não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
13.6   não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
13.7   tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
13.8   O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
13.9   porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
13.10   Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
13.11   Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.
13.12   Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
13.13   Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
Será que amamos como Deus ama? Não, não amamos. Deus tem um amor incondicional por nós, o que quer dizer que nada que nós façamos vai aumentar ou diminuir o amor que Ele sente por nós. 

- Existem pessoas que dizem "Eu não amo ninguém, sou livre !" vamos repartir essa frase em duas.
Primeiro: Eu não amo ninguém. Bom, considerando que isso seja verdade em 1 João 4: 8 diz:  Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
Segundo: Sou livre! Tudo bem, você não consegue largar as drogas, bebidas, festas, você não consegue largar! E ainda me diz ser livre? 

- O amor de Deus : 1 João 4: 7-19
 4.7   Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus; e todo aquele que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

4.8   Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor.
4.9   Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.
4.10   Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
4.11   Amados, se Deus de tal maneira nos amou, devemos nós também amar uns aos outros.
4.12   Ninguém jamais viu a Deus; se amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós, e o seu amor é, em nós, aperfeiçoado.
4.13   Nisto conhecemos que permanecemos nele, e ele, em nós: em que nos deu do seu Espírito.
4.14   E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo.
4.15   Aquele que confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.
4.16   E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.
4.17   Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo.
4.18   No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.
4.19
Nós amamos porque ele nos amou primeiro.


- Tipos de amor:
1. EROS (físico, sexual):
Chamaremos eros de “amor bolo de morangos”. Eu quero o bolo. Eu o quero tanto, que se o conseguir irei consumí-lo sem ao menos pensar em como o bolo se sente. É exatamente assim que algumas pessoas tratam seus semelhantes.
Eros é um amor que toma.
Expressões que caracterizam o amor eros:
• Você me faz bem;
• Você é meu/minha;
• Você é lindo(a);
• Você me pertence;
• Teu corpo é perfeito;
• Eu amo você porque você me faz feliz.
• “O amor é cego”

2. PHILOS (amizade):
Chamaremos esse tipo de amor de “amor time de boliche”. Ele usa essa designação porque há uma troca mútua, um compartilhar. Em geral, baseia-se numa apreciação recíproca que pode ser destruída se um ou outro não for recíproco. Por exemplo: digamos que você é um bom jogador de boliche, eu sou um bom jogador de boliche e nós dois somos ótimos jogadores. Gostamos de estar no mesmo time de boliche.
Mas você começa a beber demais e só lança bolas na canaleta. Resultado: você é tirado do time de boliche. Por mais caloroso que seja o amor philos, ele tem suas deficiências.
Neste nível, o amor é menos egoísta, mas ainda contempla o prazer, a realização e os interesses pessoais. Não deveria, mas... Normalmente, desenvolvemos amizades com pessoas cujas características nos agradam

Expressões que caracterizam o amor philos:
• metade da laranja;
• ele/ela me completa;
• ele/ela pensa como eu;
• ele/ela me ajuda em casa;
• ele/ela me dá presentes;
• Gostamos da mesmas coisas;
• Fazemos muitas coisas juntos;

3. STORGE (familiar):
Chamaremos esse amor de “amor da tia Maria”.
Amamos tia Maria e tentamos ajudá-la, não com base na atração física (eros) dela, mas porque ela é a nossa tia Maria. Ela pode ficar velha, surda e meio-cega, mas ainda é a nossa tia Maria.

4. ÁGAPE (amor incondicional):
Chamaremos portanto, o amor ágape de “amor chuva-sobre-justos-e-injustos”. Deus não isola pequenas áreas onde estão as pessoas boas e faz chover somente ali. Ele deixa a chuva cair sobre os maus também.

Frases típicas:
• Eu te amo (sem um porquê).
• Você precisa ficar internado algum tempo, porque eu te amo (numa clínica de drogas, ou até mesmo preso) – chamados por uns de “amor firme”;
• Eu te amo e por isso você precisa de correção (lembra de Hb 12:6?);
• “Vai doer mais em mim do que em você” – sem o sentido pejorativo.


Conclusão: Ninguem nos ama como Deus. Mas devemos amar o nosso irmão, não só de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.

Um comentário: